A Celer

A ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL - ASSEFRENI, hoje denominada CELER FACULDADES LTDA, mantenedora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA – Celer FACULDADES, foi constituída em 23 de julho de 1999. A partir daquela data desenvolveram-se os trabalhos de concepção e elaboração dos projetos institucionais e político-pedagógicos dos cursos a serem inicialmente oferecidos.

As obras das instalações físicas da CELER FACULDADES, iniciaram-se efetivamente em Janeiro de 2000, estando concluídas no final de janeiro de 2001. Desde agosto de 2000, os trabalhos relativos ao planejamento necessário para o funcionamento da Faculdade foram desenvolvidos por um grupo de profissionais com significativa experiência no Ensino Superior. Nos últimos meses do ano 2000, as comissões de verificação designadas pelo MEC estiveram em Xaxim para verificar as condições de funcionamento dos cursos.

O processo burocrático foi vencido com dedicação e competência. A CELER FACULDADES é hoje uma realidade no Oeste Catarinense, vindo a contribuir com nossa sociedade na construção de um novo momento histórico, no qual figura uma proposta de Ensino Superior diferenciada, voltada para a potencialização de talentos.

A agilidade com que a estrutura física foi erguida, e em constante ampliação, e a rapidez com que se credenciou a instituição e se aprovou inicialmente os projetos iniciais fazem coro ao termo CELER (que tem sua origem no latim e significa rápido, ágil). Tal fato pode ter causado surpresa aos que não acompanharam o projeto, entretanto, quem participou de perto desse processo teve sempre a certeza de sua imediata aprovação em virtude da qualidade dos mesmos.

A CELER FACULDADES desenvolve suas atividades com dois compromissos fundamentais: no presente, o de fazer a diferença e, no futuro, o de ampliar a oferta de cursos e vagas, prosseguindo na busca incessante pela qualidade.

Rompendo paradigmas, ousou criar e incrementar instrumentos que viabilizaram a consolidação de um novo cenário para a Educação Superior no Oeste Catarinense, através de empreendimentos e ações que, inegavelmente, a configuram hoje como “uma instituição empreendedora e inovadora na geração e difusão da ciência e do conhecimento” e um dos pólos fomentadores e de suporte à sustentabilidade do desenvolvimento regional no Oeste de Santa Catarina.

O papel da educação é determinante para o grau de competitividade de um país na economia cada vez mais globalizada. Assim, a competitividade é regida pela capacidade que o país dispõe de prover conhecimentos, habilidades e competências aos seus recursos humanos, dando a eles condições de aplicabilidade deste saber fazer na produção de bens e serviços. Cada vez mais a educação faz diferença na renda obtida com o trabalho ao longo de uma vida.

Neste contexto, a manutenção dos cursos já existentes e a implantação de cursos diferenciados é conseqüência de uma política maior que a CELER FACULDADES decidiu buscar para o desenvolvimento de suas atividades e das necessidades regionais. Trata-se de uma política caracterizada pela expansão segura, de forma a possibilitar uma estrutura econômico-financeira e patrimonial capaz de garantir a qualidade crescente do ensino e de permitir a satisfação das necessidades e dos interesses da comunidade em que está integrada.

Tudo isto exige elevação da cultura de sua gente. É com esse objetivo que a CELER FACULDADES busca a formação profissional de sua gente. A necessidade de qualificação e formação de profissionais não é privilégio do parque agroindustrial, mas é exigência de todos os setores da comunidade regional.

Se, por um lado, olhamos para a riqueza potencial da região Oeste de Santa Catarina, representada pela qualidade da mão-de-obra, pela potencialidade turística e pela estrutura agroindustrial, e se, por outro lado, olhamos para a riqueza produzida, não podemos negar o vasto mercado de atuação dos profissionais que a CELER FACULDADES se propõe a formar.

Tudo isto exige elevação da cultura de sua gente. É com esse objetivo que a CELER FACULDADES busca a formação profissional de sua juventude. A necessidade de qualificação e formação de profissionais não é privilégio do parque agroindustrial, mas é exigência de todos os setores da comunidade regional.

 

Missão

“Educação inovadora para formar cidadãos empreendedores, críticos e éticos, capazes de contribuir através de parcerias solidárias no processo evolutivo da sociedade em seus diversos aspectos”.

 

Objetivos

-Empreender um processo educativo que favoreça o desenvolvimento de seres humanos, dotados de capacidade crítica;
- Ampliar a inserção social da CELER mediante uma articulação, cada vez mais intensa, com o contexto local e global;
- Diversificar as formas de acesso, na busca constante da democratização do saber universal;
- Estabelecer parcerias com empresas, instituições públicas e privadas, movimentos sociais, comunidades, igrejas;
- Induzir e apoiar projetos inovadores que possibilitem a ampliação das fronteiras e a diversidade do conhecimento;
- Desenvolver ações que conduzam à renovação mediante constante interlocução e intercâmbio com a comunidade acadêmica e o diálogo incessante com os diferentes fatores sociais;
- Empreender ações que conduzam à superação da cultura organizacional, baseada na burocracia excessiva e gestão reativa, desenvolvendo a capacidade de pensar a médio e longo prazo.

 

Valores

-Compromisso com a democratização do saber, em um ambiente sem fronteiras;
-Cultivo de valores que dignificam o homem, na medida em que aprende a ser livre, como escolher e como agir em relação a si e aos outros;
- Promoção do desenvolvimento integral do ser humano e do seu meio, para o exercício crítico das atuações profissionais;
- Compromisso com o desenvolvimento ético da sociedade, sem vinculação com questões políticas e ideológicas;
- Respeito a diversidade de idéias, práticas, saberes profissionais e culturais associados a autocrítica, com vistas a integração de objetivos institucionais.

 

 

Atualizado em: 08/05/2017

 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner