Celer firma convênio internacional com a UMSA

 missao_

          O Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da ACIC Chapecó e ACICs da região Oeste de Santa Catarina, com apoio do PROGRAMA EMPREENDER COMPETITIVO, da Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina – FACISC e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB, realizou a MISSÃO EMPRESARIAL BUENOS AIRES, no período de 02 a 08/04/2011, com a participação de empresas nucleadas.

        Com a participação de 12 empresas na comitiva brasileira: Celer Faculdades, Clarice Eletrodomésticos, Correios, Eletro Zagonel, Gelnex Indústria e Comércio, KK Móveis, Móveis Daico, Safetrading, Vision System, Unoesc, Casa do Estofador e Grenze Construção e Incorporação, a MISSÃO EMPRESARIAL teve como foco desenvolver contatos com entidades governamentais e empresariais argentinas, bem como, conhecer melhor a realidade da economia Argentina, tendo-se ainda realizado uma Rodada de Negócios entre as empresas da Missão Empresarial brasileira e empresas Argentinas, fomentando o desenvolvimento de parcerias comerciais.

         Sob a coordenação local do licenciado em Comércio Exterior, Edgardo Bindelli, da Tiscal International, empresa do ramo de negócios e logística, e o responsável pela articulação dos contatos e da organização da programação dos encontros com entidades governamentais e empresariais em Buenos Aires, a comitiva desenvolveu uma série de reuniões de trabalho e encontros de negócios ao longo do período. As atividades oficiais tiveram início no dia 04/04 na Embaixada Brasileira em Buenos Aires, onde a equipe foi recebida pelo Conselheiro Sr. Raphael Azeredo – Chefe do Setor de Promoção Comercial, bem como autoridades representantes do Banco do Brasil.

        Na sequência, a comitiva foi recebida na sede da Unión Industrial Argentina – UIA, onde a Sra. Lic. Cecilia Martin – Jefa Del Departamento Comercio y Negociaciones Internacionales apresentou um panorama da economia argentina e suas perspectivas. No dia 05/04, realizou-se um encontro na sede da Camara de Exportadores de La República Argentina – CERA, onde o Sr. Enrique Mantilla – Presidente da CERA explanou sobre as perspectivas negociais entre Brasil e Argentina.

         Dando seguimento às atividades programadas, realizou-se um encontro na sede da Camara de Importadores de La Republica Argentina – CIRA, onde a comitiva foi recebida pelo Sr. Lic. Rubén García - Secretario, o qual explanou sobre a sistemática vigente para as importações argentinas, bem como sobre perspectivas negociais com o Brasil. Em seguida as atividades tiveram continuidade na sede da Asociación Argentina de Compras Administración de Materiales y Logistica - AACAM, onde foram apresentados sistemas de informações para empresas operadoras no comércio internacional – Nosis e Tarifar.

        No dia 06/04, representando o Banco Central de La República Argentina o Sr. Dr. Enrique Wajs Secretario del Control de Ingreso de Divisas, apresentou uma coletânea das normas cambiais vigentes na Argentina e seu relacionamento com o Comércio Internacional. Na sequência, teve início a Rodada de Negócios onde as empresas integrantes da missão tiveram oportunidade de apresentar seu portfólio de produtos e manifestar seus interesses comerciais perante as empresas argentinas que se fizeram presentes no evento, através de seus representantes.

       No dia 07/04, realizou-se visita técnica ao Puerto de Buenos Aires, onde a comitiva foi recebida pelo Sr. Omar Ariel Vaccaro – Jefe Sección Terminal I-II-III de La Administración Federal de Ingresos Públicos – AFIP – Aduana de La República Argentina, o qual apresentou a infra-estrutura disponível no Puerto de Buenos Aires, bem como apresentou aspectos operacionais nos trâmites de desembaraços alfandegários de mercadorias.

       Para a CELER FACULDADES a Missão Empresarial Buenos Aires significou a ampliação de fronteiras com a celebração de mais um convênio internacional já consolidado e a presença em evento internacional que projetou a imagem da pujança das empresas da Região Oeste Catarinense. "A Missão Empresarial Buenos Aires foi de extrema importância para a região Oeste de Santa Catarina, pois possibilitou aos participantes aprofundar o conhecimento da realidade econômica existente na Argentina, além de permitir a identificação de inúmeras oportunidades negociais para as empresas que se fizeram presentes na missão", ressaltou Professor Aluisio de Oliveira.

 

        Fonte: Coordenação do Curso de Administração da Celer Faculdades.

 

 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner